arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Casa LL - Casa Clinica / Marcos Bertoldi + Haraldo Freudenberg Umuarama / Paraná

O anatomia em uma postagem especial, adentra ao acervo de um dos maiores arquitetos de Curitiba,  Marcos Bertoldi, dono de uma expressiva  e elegante arquitetura contemporânea repleta de contrastes e soluções criativas.  Marcos Bertoldi nos mostra a cada projeto, as várias possibilidades de habitar em ambientes inspiradores, com princípios racionais e composições  baseadas em poderosos planos perpendiculares  reverenciando o grande movimento neoplasticista ( movimento holandês liderado por Piet Mondrian , e o arquiteto Theo Van Doesburg / Holanda 1883). 

Com conceituaçãos de Carlos Eduardo Comas, apresentamos  a "Casa LL - Casa Clinica".

O programa exigia a construção de um pequeno imóvel que pudesse conter,no terreno, uma clínica e, nos dois andares superiores, uma residência. O terreno estreito apresentava dificuldades para se criar a circulação e estacionamento de clientes, garagem para família e entradas nitidamentes diferenciadas para os dois tipos de uso.
A solução elegante para esses acessos permitiu assegurar á fachada principal grande unidade visual; o da clínica é indicado por um rasgo vertical que atravessa, á esquerda, os três níveis do prédio. Para a residência, foi criada uma grande escadaria externa do lado direito que leva diretamente ao primeiro pavimento. O resultado permite clara diferenciação, mas não relega nenhuma  das duas funções a um segundo plano: em ambos os casos, evita-se uma entrada que dê a sensação de "fundos". Esta posição é reservada, adequadamente, á garagem.

O interior revela articulação surpreendente dos espaços , preservando a privacidade, e independência das diversas atividades. Pode-se identificar a influência de obras de Aurélio Martinez Flores, o mestre do minimalismo paulista desde os anos de 1970 , inclusive nas variadas soluções para entrada de luz. O cuidado  com o acabamento interior é complementado por um excelente projeto de iluminação  e a bela mobília contemporânea.  (Carlos Eduardo Comas)












Ficha Técnica 
Projeto: Casa LL - Casa Clínica
Arquitetos: Marcos Bertoldi , Haraldo Freudenberg
Local : Umuarama / Paraná
Área Construída:721 m²
Fotografia: Ricardo Almeida


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Porta Retrato: Tuca Reines - Cristo e Névoas


Casa sustentável

Cápsula portátil aprimora uso de energia...
De tempos em tempos sugem novas formas de morar. Tomando como ponto de partida o uso dos recursos naturais, tema tão discutido nos dias atuais, o studio Nice, formado por jovens arquitetos da Eslováquia, criou a Ecocapsule, a primeira micro casa verdadeiramente sustentável. A Ecocapsule é equipada com um sistema duplo de produção energética - Solar e Eólica - e uma super bateria. A captação e o armazenamento de energia são o suficiente para superar quais quer períodos difíceis. Seu design arredondado foi cuidadosamente pensado para além de ser aerodinâmico maximizar a coleta da chuva ou mesmo do sereno. Membranas filtradoras em sua superfície permitem purificar 99% das bactérias tornando qualquer fonte de água natural potável. 







Casa das Araucárias / Gabriel Valdivieso / Serra da Mantiqueira














quarta-feira, 12 de agosto de 2015

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Estilo de vida : Lia Siqueira

A força dos espaços externos invadindo o interior por meio da transparência das extremidades sobre um expressivo plano horizontal flutuante. A valorização e a integração destes espaços privilegiando o interior como rebatedor da luz natural. A união dos planos por meio do elemento água e das passarelas de madeira. O espaço a ser ocupado só para o prazer das horas livres. A arquitetura da paz, da contemplação, e do lazer.