arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

domingo, 27 de outubro de 2013

Sala Lygia Pepe - Inhotim

Em Inhotim, abrigo de concreto entra em sintonia com obra icônica da artista Lygia Pape, hermeticamente encerrada em seu interior.

O cubo guarda uma das Tteias, obra emblemática da artista brasileira Lygia Pape, falecida em 2004, que utiliza fios dourados que cortam o espaço e, junto com a luz, formam múltiplas dimensões. Tanto Lygia quanto sua obra são representantes máximas do neoconcretismo, movimento carioca do fim da década de 1950. Lygia voltava às raízes subjetivas da representação artística, valorizava o processo e a intuição do artista, e a transformação da obra na interação com o espectador.
 
 






Jeito carioca de morar na casa de Brunno Jahara...



 




 
FOTOS:  FILIPPO BAMBERGHI                                                
 

domingo, 20 de outubro de 2013

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Coberturas Naturais

Eles absorvem água da chuva, agem como isolantes térmicos, reduzem o consumo de energia e, de quebra, embelezam a cidade. Cada vez mais, os ecotelhados ou telhados verdes ganham adeptos pelo mundo. Mas, longe do que se imagina, eles não são frutos dos tempos atuais.
O mais antigo e, talvez, famoso exemplo das coberturas ecológicas são os Jardins Suspensos da Babilônia. Agora, diante das preocupações ambientais, eles ganharam força. Hoje em dia, muitos telhados verdes são instalados para atender a legislações locais relacionadas ao gerenciamento de águas pluviais, devido à impermeabilização dos solos urbanos.
Países como Alemanha e Suíça já exigem que parte dos edifícios novos tenham coberturas vegetais. Nos Estados Unidos, a prática de jardinagem dá vez ao cultivo agrícola no topo dos prédios. De Manhattan ao Brooklyn, as hortas verticais se multiplicam, produzindo vegetais, frutas e hortaliças.





 
 
 
 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ensaio: Poesia do acaso... Anatomia Arquitetônica - Marlem Vilela









 


 
 
 
Fotos: Marlem Vilela 
stúdio anatomia arquitetônica