arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O vilarejo no Alasca que desaparecerá sob a água

Quase ninguém nos Estados Unidos ouviu falar da vila de Kivalina, no Alasca. Ela fica presa em uma pequena faixa de areia na beira do mar de Bering, pequena demais para aparecer nos mapas do país.
O que talvez não seja tão ruim, porque dentro de uma década Kivalina deverá ficar embaixo d'água. Será lembrada - caso seja - como o local de onde vieram os primeiros refugiados climáticos dos Estados Unidos.
Atualmente, 400 indígenas Inuit vivem nas cabines de apenas um cômodo de Kivalina. Sua sobrevivência depende da caça e da pesca.
O mar os sustentou por incontáveis gerações, mas nas últimas duas décadas o recuo dramático do gelo do Ártico os deixou vulneráveis à erosão da costa.
A camada grossa de gelo não protege mais a costa do poder destrutivo das tempestades do outono e do inverno. A faixa de areia de Kivalina foi dramaticamente reduzida.
Engenheiros do Exército americano construíram um muro ao longo da praia em 2008 para deter o avanço da água, mas a medida acabou sendo somente um paliativo
Uma tempestade feroz há dois anos forçou os moradores locais a uma evacuação de emergência. Agora, os engenheiros prevêem que Kivalina será inabitável até 2025.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Casa Chowara / arquitetura Khosla Associates / Kerala, India

Uma arquitetura para sentir a natureza...
 
 
 






 


sábado, 13 de julho de 2013

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Casa Ubatuba / Arquitetura Anatomia / Ubatuba São Paulo


 Casa Ubatuba

 
 A geografia, a topografia e a geometria do terreno, sua conformação geológica, a paisagem física e cultural, a estrutura urbana, o sol, os ventos e as chuvas e ainda a legislação de uso e ocupação do solo foram dados  determinantes para a extração de uma análise cuidadosa deste lugar, a Casa Ubatuba. Cada um desses aspectos se colocam de antemão ao conhecimento do arquiteto: tudo já está ali, demandando e determinando, apenas um esforço rigoroso de observação e interpretação. Buscar compreender as implicações de cada um destes aspectos nas relações de uso e no processo de construção , tanto sob o ponto de vista técnico, como conceitual. O partido adotado foi um desenho em linhas retas, ângulos precisos, uma arquitetura que provoque e que ao mesmo tempo modifique o contexto de forma atual.

 


 

“Pode-se então definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa”.
Lucio Costa


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Conceito no anatomia:

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein. " 
 
 Oscar Niemeyer