arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

terça-feira, 18 de junho de 2013

Cadeira Três Pés - Joaquim Tenreiro

Que não haja luxo, mas sobriedade. Não haja riqueza, mas distinção. Não haja ostentação, mas acolhimento. Aí, a decoração não é um meio de que nos servimos para esconder um canto feio, com artifícios, com elementos extras, mas uma força que modela, que cria móveis que preenchem finalidades funcionais e estéticas, cortinas que temperam a luz e tapetes que ligam a composição…” - Joaquim Tenreiro (módulo, n. 2, ago. 1955)


 
O Pai do Móvel Moderno no Brasil -
O mundo deve muito a este grande homem. Artífice do design de mobiliário brasileiro, Joaquim Tenreiro - português de nascimento - se estabeleceu no Brasil ainda imberbe, exercendo a profissão de marceneiro, herança de família. Aos poucos, sua verve utópica foi conduzindo-o como projetista de móveis com o apoio intuitivo e interesse de diversas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário