arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Casa W / arquitetura 01Arq

 

 




 
 


 


 


 


 
 

 
 
 
 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Casa Aquino / Augusto Fernández Mas (K+A Diseño) / Cuernavacas, Morelos, México

















Nova cadeira de Useche homenageia Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi é uma das influências assumidas do venezuelano Pedro Useche. Radicado em São Paulo, o arquiteto especializou-se em design de móveis, e algumas de suas obras, como a mesa oval Aranha e o banco Flexus, são peças reconhecidas mundialmente. Neste mês de agosto, com apoio da Escola Panamericana de Arte, ele reafirma sua admiração pela italiana ao apresentar a poltrona denominada Bo.
Com estrutura feita de barras de ferro e assento de garrafas plásticas de refrigerante, o projeto foi concebido para ser montado pelo próprio usuário, a partir de materiais reciclados. Além do aspecto sustentável, há um forte apelo econômico no móvel: o custo total do conjunto é de aproximadamente R$ 20. "O desafio foi trabalhar com materiais de fácil identificação popular, como ferro de construção e garrafas pet, e criar algo que pudesse ser executado por qualquer indivíduo, com a mesma tecnologia usada em canteiros de obra para fazer dobras nos estribos dos pilares e vigas, unidos simplesmente com abraçadeiras", explica Useche.
Influências e estilo à parte, a peça carrega também uma interessante premissa: a de que todos podem ter um objeto de design. Useche procurou investir na ideia de universalizar o acesso a móveis de qualidade. "Minha intenção foi instigar a curiosidade e a possibilidade da construção com materiais ao alcance de todos", afirma.





Residência-observatório faz saudação ao sol !!!

Para coroar uma perspectiva lúdica, a piscina ocupa o lugar do telhado, com direito a deque de madeira e uma bela vista. A posição, a princípio surreal, tornou-se imprescindível para moradores e seus convidados. A vista para o oceano Pacífico também se funde à piscina (acessível por escadas externas) e cria um cenário exuberante. Não é à toa, aliás, que a Casa Observatório foi inspirada no centro astronômico de Nova Delhi, na Índia – do amanhecer ao crepúsculo, ela faz uma reverência ao Sol.