arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ladrilho Hidraulico


Nunca havia postado nada em meu blog sobre ladrilhos hidraulicos,ou qualquer tipo de material especificamente. Respondendo a dúvidas e questionamentos de clientes e leitores do Anatomia resolvi então abrir essa possibilidade de especificar e ir mais a fundo na questão desse material.
O ladrilho hidráulico foi um dos produtos mais utilizados no início do século XX, e agora volta a ser a nova tendência de revestimento interno e externo.Em razão do seu alto apelo estético e sua resistência tem hoje no mercado lugar garantido por arquitetos que trabalham com interiores.
O ladrilho hidraulico é feito manualmente, um a um, e em sua composição entram apenas cimento, água e corantes. Como mesmo um ladrilheiro experiente só dá conta de fabricar de 15 a 20 peças por dia, se for necessaria uma grande quantidade deve ser encomendada com antecedencia, e nunca fica pronta antes de 30 dias. A espessura das peças varia de 2 cm a 3 cm e o tamanho padrão é de 20 cm x 20 cm com resistência à tração na flexão de até 5 MPa.
Ele é rejuntado com junta seca, ou seja, não é deixado nenhum espaço ente uma peça e outra. Alguns cuidados devem ser tomados,a impermeabilização é importante e muitos usam óleo fugante, mas a maioria já usa a resina acrilica,pois o material é poroso e não deve ser usado nenhum abrasivo em sua limpeza.


Uma coisa curiosa é que com o passar dos anos,o uso constante deixa um certo brilho ao piso, pois o transito sobre ele fecha os poros. Isso aumenta a resistência da peça.
A média de preços do ladrilho hidráulico é de 25 reais o m2 dos modelos mais simples, cerca de 50 reais o m2 dos lisos e de 60 a 180 reais o m2 dos decorados. O alto custo tem explicação: quanto mais elaborado, maior o tempo para ser produzido.


2 comentários:

  1. lembro da casa da minha avo´ ;D Adoro

    ResponderExcluir
  2. estou fazendo o chão de ladrilhos na minha casa, encontrei um excelente fornecedor, aqui em floripa chegam a cobras 27,80 a unidade de 20cm....absurdo.... o resultado é maravilhoso :)))

    ResponderExcluir