arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fundação Iberê Camargo - Arquitetura Alvaro Siza - Porto Alegre / RS

"A arte, para mim, foi sempre uma obsessão. Nunca toquei a vida com a ponta dos dedos. Tudo o que fiz, fiz sempre com paixão"
Iberê Camargo


Inalgurado em 2008, junto ao rio Guaíba na cidade de Porto Alegre o edifício da Fundação Iberê Camargo. É sem dúvida uma verdadeira obra de arte da arquitetura contemporânea. O projeto tem como autoria o arquiteto português Alvaro Ciza. O museu é marcado por um grande volume vertical a que responde aos espaços de exposições em três níveis, onde são interligados por passarelas suspensas que cortam a fachada principal e que a cada nível a surpresa revelada atravéz de pequenas aberturas avista-se a paisagem urbana e faz o elo com o interior do edifício. Este é o primeiro projeto do arquiteto em terras brasileiras. Tendo sido premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2002. Arquitetada com tecnologia de ponta, a nova sede é o primeiro prédio cultural do Brasil construído dentro de todas as normas internacionais de segurança e atendimento. Considerado por profissionais da área um marco internacional em arquitetura e soluções em engenharia, a obra já recebeu a visita de milhares de pessoas, entre estudantes, estudiosos de arte e arquitetura, críticos e curiosos pelo projeto.







O que chama a atenção na obra é o edifício principal do museu. A estrutura de fechamento foi toda construída em concreto branco armado. Concreto cinza convencional, apenas nos elementos não-aparentes. As paredes maciças dos lados sul e oeste são retas e quase ortogonais. A outra parede tem um formato ondulado, e dela saem três rampas, também executadas em concreto branco armado, que interligam três pavimentos internos do prédio. Esses pisos, que abrigarão um total de nove salas de exposição, são construídos em formato de L, de maneira a formar, na parte interna do edifício, um átrio com a altura da própria estrutura.



















2 comentários: